Reconhecimento de Firma

reconhecimento de firma é o ato pelo qual o tabelião, que tem fé pública, atesta que a assinatura constante de um documento corresponde àquela da pessoa que a lançou. Ou seja, é uma declaração pela qual o tabelião confirma a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento.

Assista este vídeo que preparamos para você  – Clique aqui

Autenticação de Cópia

A cópia autenticada é a reprodução de um documento, na qual o tabelião atesta que se trata de cópia fiel ao documento original, que conserva todos os sinais característicos e necessários à sua identificação.

Assista este vídeo que preparamos para você  – Clique aqui

Ata Notarial

A ata notarial é um instrumento público no qual o tabelião documenta, de forma imparcial, um fato, uma situação ou uma circunstância presenciada por ele, perpetuando-os no tempo. A ata notarial tem eficácia probatória, presumindo-se verdadeiros os fatos nela contidos. É um importante meio de prova na esfera judicial, conforme disposto no artigo 384 do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015).

Ata Notarial para fins de usucapião

É documento público, exigido por lei, que atesta o tempo de posse do requerente e seus antecessores, conforme o caso e suas circunstâncias.

Certificado digital e-Notariado

Certificado Digital E-Notariado é a sua identidade digital para realizar transações comerciais e ter acesso aos serviços com agilidade e eficácia jurídica. A sua função é garantir autenticidade e o meio para assinar digitalmente documentos buscando agilidade e segurança para os cidadãos.

Assista o vídeo que preparamos para você – Clique aqui

Pedido de Certidões notariais inclusive segunda via de escrituras 

Escritura de imóvel: para obtenção de uma cópia, deve-se procurar o cartório de registro de imóveis e solicitar a matrícula do imóvel. Com a matrícula, é possível descobrir em qual cartório de notas a escritura foi lavrada e obter uma segunda via.

Reconhecimento de sinal público. Abono de assinatura

Reconhecer sinal público é declarar que o documento notarial ou registral é legítimo. O documento a ser reconhecido é entregue ao atendente no setor de autenticações. O escrevente faz a análise dos aspectos grafotécnicos entre as assinaturas.

Autorização para a viagem de menores

Autorização para viagem é um documento que permite o embarque para de menores de idade sem o acompanhamento de um ou ambos os pais. Esta é uma exigência da Polícia Federal, conforme Resolução nº 131, de 26 de maio de 2011, art.8º, § 1º

Compromisso de manutenção de estrangeiro

É uma escritura na qual uma pessoa se compromete a manter financeiramente outra no Brasil ou no exterior.

Diretivas Antecipadas de Vontade

As DAV servem para que os indivíduos possam documentar expressamente seus desejos em relação a cuidados de saúde em casos de doença grave, degenerativa e sem possibilidade de cura.

Emancipação de menores

A palavra “emancipação” significa a libertação ou independência de alguém. No direito brasileiro, a emancipação é o ato que faz com que pessoas se tornem capazes na esfera civil antes da idade correta. Conforme estipula o Código Civil de 2002, em seu artigo 5º, todas as pessoas que atingem a maioridade, ou seja, os 18 anos completos, se tornam habilitadas à prática de todos os atos da vida civil. Se tornam, portanto, plenamente capazes.

Inventário e Pastilha

partilha é a divisão do acervo entre os sucessores do falecido após o inventário, sendo assim cada herdeiro através da partilha recebe a sua parte da herança.

Pacto antenupcial

Pacto nupcial é o contrato feito entre os noivos com o propósito de estabelecer o regime de bens que vigorará após o casamento entre ambos. É nulo o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública, e ineficaz se não lhe seguir o casamento. É nula a cláusula que contravenha disposição da lei.

Procuração Pública

procuração pública é um documento autenticado em cartório que tem a função de fazer com uma pessoa se tornar representante legal de outra.

Reconhecimento de Paternidade

O reconhecimento da paternidade pode ser solicitado pela mãe da criança, pelo próprio filho maior de 18 anos ou ainda pelo pai que deseja confirmar sua paternidade.

Divórcio

O divórcio é o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. O processo legal de divórcio pode envolver questões como atribuição de pensão de alimentos, regulação de poder paternal, relação ou partilha de bens, regulação de casa de morada de família, etc.

Assista o vídeo que preparamos para você – Clique aqui

Testamento Público

O testamento público é um ato personalíssimo que deve ser feito pessoalmente pelo interessado perante um tabelião de notas. Qualquer pessoa, maior de 16 anos, que esteja em plena capacidade e em condições de expressar sua vontade perante o tabelião pode fazer um testamento público.

Declaratória de União Estável

ação em que se pretende meramente o reconhecimento e a dissolução da união estável, sem qualquer partilha bens, ostenta natureza meramente declaratória, sendo, portanto, imprescritível.

Doação

A Escritura Pública de Doação é o ato feito e assinado por meio do qual uma das partes doa determinado bem (móvel ou imóvel) para outra.

Escrituras Públicas Digitais

A escritura pública digital é o documento nato-digital que representa a declaração de vontade de uma pessoa ou o negócio de várias pessoas ou empresas. A lavratura do ato notarial digital é realizada por meio de videoconferência com a presença das partes, leitura e coleta das assinaturas digitais (certificado digital e-Notariado/ICP-Brasil).

Instituição de bem de família

É o ato pelo qual um membro ou entidade familiar (composto por pai, mãe, filhos), ou união estável, ou ainda pessoa solteira, institui -por testamento ou escritura pública- a proteção legal ao bem imóvel que serve de moradia, que não poderá ser penhorado.